Tendinite e bursite de ombro

Tendinite e bursite de ombro

Voltar


Tendinite e Bursite apesar de serem processos inflamatórios não são a mesma coisa:

A tendinite é caracterizada por um processo inflamatório nos tendões, na qual se tornam avermelhados, inchados e doloridos.

A bursite por sua vez é caracterizada pelo processo inflamatório nas bursas, bolsas de proteção localizadas acima do tendão.

A bursite geralmente é uma evolução da tendinite.

As tendinites e bursites podem ocorrer por diversas causas, sendo as mais comuns aquelas decorrente do uso do braço acima da cabeça, como professores ao escrever no quadro negro, pintores, trabalhadores braçais e nas atividades esportivas de maior esforço.

Vale ressaltar também que as tendinites são comuns em idosos, decorrente do processo degenerativo.

Os sintomas mais comuns são dor no local do ombro, podendo se localizar no braço e na região supra escapular. Pode haver algum grau de limitação funcional e perda de força do membro acometido.

É importante realizar o diagnostico diferencial com patologias da coluna cervical como as hérnias discais que podem simular um quadro de tendinite de ombro, já que a dor pode se irradiar para o ombro e braço.

O tratamento inicial se baseia no tratamento conservador através do uso de analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. Se após um período de seis meses o paciente ainda apresentar sintomas importantes e incapacitantes o diagnostico deve ser reavaliado.

É importante na prevenção da lesão tendínea evitar movimentos repetitivos sempre se utilizando de pausas, utilizar-se de movimentos e postura correta nas atividades laborais e se possível realizar a pratica de atividades físicas regularmente, principalmente os alongamentos.

 

 
Endereço: R. Joaquim Floriano, 820, 10° andar, Itaim Bibi- SP - Telefone: (11) 3467-3902 - WhatsApp: (11) 3467-3902