A osteoartrose é uma doença degenerativa e de caráter inflamatório determinando a destruição da cartilagem articular ocasionando uma deformidade gradual e progressiva da articulação.
É uma afecção comum nos indivíduos acima de 50 anos sendo que acima de 75 anos a taxa de incidência é 85%.
As causas principais de artrose são decorrente do próprio envelhecimento ( causa primária ), porém pode ser desencadeada por processos inflamatórios, infecciosos, traumáticos e até decorrente de alterações de estruturas internas do joelhos ( causa secundária ).
A deformidade articular é progressiva sendo que na maioria dos casos é em varo (o joelho desvia para fora) e em menor caso em valgo (joelho desvia para dentro) associado a desequilíbrio muscular com déficit da musculatura extensora levando a uma falência do sistema ligamentar e agravamento da deformidade.
Os principais sintomas são caracterizados pelo aparecimento de dor, crepitação óssea, inchaço articular, atrofia muscular e finalmente deformidade angular.Ocorre alterações metabólicas elevando a taxa de síntese e secreção de enzimas que degradam a matriz cartilaginosa e à perda de proteoglicanos- colágeno II.
TRATAMENTO:
Os exercícios físicos através de reabilitação funcional atualmente vem sendo utilizados tanto na prevenção quanto no tratamento da osteoartose com excelentes resultados terapêuticos.
O tratamento inicial se baseia no tratamento medicamentoso através de anti-inflamatório, analgésico e fisioterápico atreves da analgesia e reabilitação funcional.
Atualmente existem medicamentos denominados viscossuplementos que auxiliam na dor e melhora da função do joelho através de infiltrações atuando na hidratação e nutrição da cartilagem articular degenerada com bons resultados terapêuticos.
Outra linha de tratamento são os medicamentos condropotetores que atuam na cartilagem articular com efeito benéfico sobre a doença degenerativa.
Nos casos de insucesso do tratamento clinico ou nos casos de deformidades angulares o tratamento cirúrgico está indicado, podendo ser realizado desde procedimento de artroscopia (correção de lesões meniscaisnos quadros de bloqueio mecânico articular associado a desbridamento articular), osteotomia (correções angulares) e até artroplastia (prótese).