![]()
SLAP significa Superior Labrum Anterior to Posterior.
A lesão SLAP ocorre no lábio genoidal superior, local em que se o tendão do cabo longo do bíceps se insere no lábio glenoidal superior.Existem 4 tipos de lesões:
• Tipo I: Ocorre uma degeneração do lábio superior, porem com a inserção do cabo longo integra.
• Tipo II: Ocorre uma degeneração do lábio e inserção do cabo longo bíceps desinseridos gerando uma instabilidade.
• Tipo III: Ocorre uma lesão em alça de balde do lábio superior, mantendo as porções restantes do lábio e origem do cabo longo bíceps firmes.
• Tipo IV: Ocorre uma lesão em alça de balde do lábio superior que se estende até o cabo longo do bíceps, ambos desinseridos.A lesão SLAP e muito comum em atletas e se manifesta pela dor crônica no ombro que se manifesta ao realizar algumas posições nas atividades esportivas.
E comum após queda ao solo com o braço em flexão e nos movimentos de arremessos na qual ocorre uma força extrema na rotação externa levando a uma torção do bíceps em sua origem labral.
É uma lesão de difícil diagnóstico que geralmente não conseguimos diagnosticar pelo exame radiológico, pela ultrassonografia e até mesmo pela ressonância magnética.
O diagnóstico se baseia principalmente pelo exame físico através de manobras especificas e pela artroressonância magnética (injeção de contraste intra-articular).
O tratamento conservador se baseia no uso de analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia.
Geralmente o tratamento conservador se mostra muito eficiente nos casos I e II, e infelizmente pobre nos casos III e IV.
O tratamento cirúrgico se baseia no desbridamento artroscópico, reinserção do cabo longo bíceps e fixação do lábio superior na glenóide.
A tenotomia do cabo longo bíceps pode ser uma opção nos pacientes idosos.
A seguir acondicionamos um tratamento de reabilitação funcional para restabelecimento do arco de movimentos e fortalecimento muscular.