Capsulite Adesiva

Capsulite Adesiva

Voltar


A capsulite adesiva ou Ombro Congelado é caracterizado pela presença de dor no ombro associado à perda progressiva de amplitude articular.

A capsulite adesiva tem sua etiologia desconhecida e pode ser primária ou secundária.

Primária quando não vem associado a doenças e Secundária quando associado à diabetes, tireoidiopatias, neoplasias, infecções, imobilização, efeito colateral de algumas medicações, etc..

A capsulite adesiva ocorre em três fases:

• Fase 1 ou inflamatória. Geralmente cursa com dor progressiva em todos os movimentos articulares. Essa fase geralmente leva 9 meses.

• Fase 2 ou de congelamento: Ocorre uma perda progressiva do movimentos do ombro, principalmente para levantar o braço e na rotação externa/   interna tornando-se evidente a redução da amplitude articular nas atividades diárias. Essa fase geralmente dura até 12-18 meses.

• Fase 3 ou descongelamento: Ocorre uma melhora progressiva do quadro doloroso e funcional que pode durar ate 2-3 anos. Geralmente causa uma   perda final de 15-20% dos movimentos.

A capsulite é considerada uma doença auto-limitada, ou seja, leva a cura espontaneamente, porém pode variar de meses a anos e pode causar deficit de amplitude.

O tratamento conservador é indicado para a grande totalidade dos casos dependendo da fase evolutiva através do controle da dor e mobilização suave da articulação.

A liberação capsular ou liberação do ligamento coraco-umeral via artroscopica é indicado nos casos refratários em que o paciente apresenta dor e limitação funcional com piora gradativa do quadro sem resposta ao tratamento conservador por pelo menos seis meses de evolução.

A abordagem cirúrgica tem excelente resultado quanto à melhora da dor e amplitude dos movimentos.

 
Endereço: R. Joaquim Floriano, 820, 10° andar, Itaim Bibi- SP - Telefone: (11) 3467-3902 - WhatsApp: (11) 3467-3902